Com a proximidade das provas do Enem a corrida para estudar as matérias em que se tem maior dificuldade aumenta e sem dúvida, dentre as mais consultadas está a redação. Parece que se criou um conceito inconsciente de que é a pior parte da prova ganhando até da matemática que durante anos foi a grande vilã da escola. Esse comportamento tem sentido se considerar como pontuação que pode definir todo o exame, já que muitos estudantes veem no exame do Enem a possibilidade, e de fato é, de conseguir crédito estudantil para poder cursar a faculdade.
Fazer uma boa redação é o que todos desejam, por isso é importante seguir alguns passos que podem ajudar a conseguir um bom resultado.
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado para que a Secretaria de Educação tivesse condição de avaliar a qualidade do ensino no Brasil e com base na média das notas acompanhar e criar novos conceitos de ensino para aprimorar os estudos na rede de ensino.
1º Passo – coerência textual. É fundamental saber expor as ideias de maneira coerente sem se atropelar inserindo outros temas no mesmo parágrafo. Esse é um erro clássico que muitos candidatos cometem na tentativa de estender a redação. Saiba que isso deixa o texto sem nexo e fica parecendo um emaranhado de letras.
2º Passo – Estude dissertação de texto para aprender a desenvolver um bom conteúdo.
3º Passo – Use linguagem impessoal. Não expresse sua opinião como se estivesse conversando com os amigos ou escrevendo em um diário. Aborde o tema de modo que tenha em mente a terceira pessoa.
Dicas para se preparar
Leia mais, treine a escrita copiando artigos e dissertações para escrever com mais fluidez. Pesquise os principais assuntos que ganharam grande destaque na mídia.