Como entrar na faculdade através do Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terão início às 10h de 9 de maio e irão até as 23h59 do dia 20 de maio. As avaliações acontecerão no dia 5 e 6 de novembro. Para este ano os inscritos terão que desembolsar R$ 68 de inscrição (R$ 3 a mais que no ano anterior). A inscrição só será confirmada em caso de pagamento do boleto da taxa, salvo os candidatos de escolas públicas ou carentes que solicitarem a isenção dentro do prazo determinado no site do Enem.

Forma de ingressas na faculdade via Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a melhor forma de acesso para entrar na faculdade. São muitas as possibilidades de ingresso por meio do Enem, sendo que entre as principais está o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares de 100% ou 50% (de acordo com a renda do estudante).

Como entrar na faculdade através do Enem?

Confira a seguir de modo detalhado os meios de conseguir ingressar na faculdade usando a nota do Enem:

Sisu

O Exame Nacional do Ensino Médio é pré-requisito determinante para disputar uma das oportunidades oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que faz a seleção de estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. No ano passado, foram oferecidas através desse meio de seleção 205.514 oportunidades em 128 instituições faculdade públicas, sendo 59 delas universidades federais eram federais. No geral, foram disponibilizadas por meio do Sisu 5.631 opções de qualificações.

As inscrições no Sisu tiveram início no dia 19 de abril com final no dia 22 de janeiro. Agora um novo processo de seleção será aberto somente em 2023 com as notas do Enem 2023.

A nota de corte para ingressar em um curso superior através do Sisu depende das médias dos demais concorrentes, mas tem que ser sempre maior que a média nacional do Enem, e isso geralmente acontece. Fora isso, a pessoa não pode ter tirado zero na redação Enem.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é muito visado por que geralmente tem mais vagas abertas por meio do processo de seleção que usa a nota do último Enem aplicado. Esse programa promove bolsas de estudos parciais ou integrais para as pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (última edição), que em renda familiar per capta de um salário mínimo e meio (bolsa total) ou de até três salários mínimos e meio (bolsa parcial, de 50%).

Para concorrer a uma bolsa via Prouni também é necessário ter atingido no Enem 450 ponto no mínimo e não pode ter zerado na redação. Além disso, a pessoa precisa ter estudado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou ter feito em escolas particulares com bolsas integrais.

Só conseguem as vagas nas universidades quem tiver as melhores notas para o curso selecionado. O estudante pode escolher até duas opções de cursos e pode aguardar as muitas chamadas do Prouni para o preenchimento das vagas remanescentes.

Cursos técnicos

Depois que a pessoa já passou pela seleção do Prouni e do Sisu ela ainda terá a chance de ingresso em cursos profissionalizantes através do programa Sisutec. O Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o programa que faz a seleção dos candidatos através de cursos técnicos profissionalizantes que são chamados de “subsequente”.

Só pode fazer parte desse programa as pessoas que concluíram o ensino médio. Para estes cursos, o Ministério da Educação não exige pontuação mínima na prova do Enem. A inscrição é aberta assim quem a do Prouni é fechada.

Como entrar na faculdade através do Enem?

Desde 2011, o Exame Nacional do Ensino Médio é obrigatório para as pessoas que desejam solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). A regra de ter feito o Enem vale para quem finalizou o ensino médio a partir de 2010.

Os estudantes que receberam a bolsa parcial do Prouni só poderão solicitar o financiamento para completar o valor da mensalidade do mesmo curso, na mesma universidade.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *